Como Emitir Boleto Simples Nacional (DAS): 2ª via e Boleto Atrasado

Se você é proprietário de micro ou pequena empresa ou ainda é um microempreendedor individual – MEI, sabe da importância de atualizar a guia do Simples Nacional.
Você provavelmente já sabe também que, o pagamento dos tributos é fundamental a todos os empreendedores para ficar em dia com a Receita Federal e evitar problemas futuros.
Mas o que fazer no caso de atrasos na data do pagamento ou de extravio do boleto? É possível quitar débitos pendentes ou emitir a segunda via da guia de pagamento?
Sim! Saiba que é possível e mostraremos o passo a passo, assim como outras informações aqui neste artigo. Para ficar por dentro desse assunto, continue a leitura até o final.
Para saber como gerar o boleto ou como renegociar, o primeiro passo é entender o que é DAS.
O que é DAS?
DAS significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional e é um documento único que reúne os principais impostos que devem ser pagos por um empreendedor individual, micro ou pequena empresa.
Como o nome sugere, é uma arrecadação do regime tributário Simples Nacional e foi criada para facilitar a vida dos pequenos e médios empresários.
O valor arrecadado com esse imposto é automaticamente distribuído entre Município, Estado ou União, logo, você não precisará se preocupar com contas muito extensas ou processos trabalhosos. A ideia é facilitar a vida e ajudar as pessoas a empreenderem cada vez mais, não o contrário.
Esta categoria de arrecadação de impostos é simplificada. Ela permite que as micro e pequenas empresas, assim como os microempreendedores individuais, realizem a quitação de todos os tributos em uma única guia, facilitando a vida e a rotina do empresário.
DAS x DAS MEI
Há também uma distinção dentro do DAS. De um lado estão os micro e pequenos empresários, que contribuem de acordo com o seu faturamento.
Do outro lado estão os microempreendedores individuais que contribuem com um valor fixo mensal e possuem um limite de gastos por ano, que quando excedido gera cobranças extra.
E você entenderá a diferença na hora de emitir o se boleto a seguir.
Agora que você já sabe o que é DAS, vamos entender como gerar o boleto ou renegociar uma dívida?
Como gerar boleto do Simples Nacional?
Para que você consiga gerar e quitar este documento, será preciso seguir os seguintes passos:
- Acesse o site do Simples Nacional (https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/) e escolha a opção PGDAS no lado direito.
- Acesse utilizando seu certificado digital ou seu código de acesso.
- Caso não possua um código de acesso, crie um através do link (https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/controleAcesso/GeraCodigo.aspx)
- Anote este código em local seguro, pois você precisará dele sempre para acessar o site do Simples Nacional
- Faça login com seu CNPJ, CPF do responsável e código de acesso (item anterior)
- Após o login, siga os passos (bem simples) apresentados para geração do boleto
- O boleto aparecerá na tela e você poderá salvá-lo, imprimi-lo e/ou copiar o código de barras para pagamento
- Você poderá efetuar o pagamento em seu internet banking, casas lotéricas ou na própria Contabilizei
- A Contabilizei oferece uma solução de pagamento via cartão de crédito (à vista ou parcelado) sem nenhum custo adicional. São cobrados apenas os custos de processamento e adiantamento (em caso de parcelamentos)
Esses passos também servem para gerar a segunda via do boleto, caso necessário. Seguindo estes simples passos dentro do sistema você atualiza a sua guia do Simples Nacional.
Porém se seu dia a dia não permite que você pare para as rotinas administrativas, contábeis e financeiras, além de contar com o serviço de contabilidade completo da Contabilizei, conheça o Contabilizei Experts. São assessores dedicados e especialistas em gestão de micro e pequenas empresas, autônomos e profissionais liberais. A emissão de boletos e segunda via do Simples Nacional é um exemplo de função agregada ao serviço dos Experts.

Como emitir o boleto do MEI?
O DAS MEI ou simplesmente guia MEI é o documento utilizado para quitação dos impostos relacionados às atividades do microempreendedor individual.
Emitir o boleto do MEI é muito simples.
- Basta acessar o portal do empreendedor no link https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/ disponibilizado pelo Governo Federal
- Clicar na opção “SERVIÇOS”, localizada em “JÁ SOU” à direita da página.
- Feito isso, você deve clicar em “PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL” e em seguida na opção “BOLETO DE PAGAMENTO”.
- Agora é o momento de digitar o seu CNPJ e em seguida os caracteres de segurança, com isso, acessará o sistema e o seu boleto será gerado.
- Siga os passos e o imprima para efetuar o pagamento. Esses são os mesmos passos para gerar a segunda via do boleto, caso a primeira já esteja vencida.
Você também pode acessar direto pelo link https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=2 e buscar a opção de PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI.
Esses passos também servem para gerar a segunda via do boleto, caso necessário. Seguindo estes simples passos dentro do sistema você atualiza a sua guia do Simples Nacional.
Como faço para negociar os meus débitos?
- Para negociar o MEI acesse a opção “JÁ SOU”, à direita da página inicial do portal do empreendedor e clique em “SERVIÇOS”.
- Em seguida escolha “PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL” e por fim em “PARCELAMENTO”.
- Para negociar o DAS para micro e pequenas empresas, acesse o site do Simples Nacional no link https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/ e escolha “PARCELAMENTO – SIMPLES NACIONAL”.
Ambos os portais permitem que você renegocie os seus débitos de forma simples e rápida. Lá aparecerá os valores atualizados com juros e correção monetária e todas as condições para o pagamento.
Mas lembre-se, faça uma análise das condições e da sua capacidade de pagamento. E se precisar de suporte, um bom serviço disponível é o Contabilizei Experts. São assessores de gestão dedicados e especialistas em gerenciar as rotinas de micro e pequenas empresas, autônomos e profissionais liberais, com segurança, agilidade e custos adequado.
E não se esqueça de pagar o DAS, programe um lembrete em seu celular para se lembrar de realizar esse pagamento tão importante.
Principalmente se você for MEI, pois o que pode ocorrer caso você não pague é ser desenquadrado do MEI e ser cobrado o retroativo em cima do seu faturamento. Já pensou?
Não deixe essa situação chegar a esse ponto. Se tiver em débito com o DAS MEI entre agora mesmo no sistema e negocie. As parcelas são bem acessíveis e te evitarão de entrar em um problemão com a Receita Federal.
Alguns empreendedores individuais chegam a ir à falência por conta disso. Leve a sério e assuma o controle de suas finanças. Caso necessário, peça ajuda a um contador ou escritório contábil para regularizar essa situação.
O que achou desse texto? Pensou que fosse mais difícil atualizar a guia do Simples Nacional, não é?
1 comentário
Deixe um comentário
Posts Relacionados

Como declarar uma empresa no IRPF?
A Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física gera muitas dúvidas entre empresários e empreendedores sobre...

Simples Nacional na Reforma Tributária: como fica e quais são as propostas?
A Reforma Tributária é uma proposta de alteração na legislação referente a taxação de pessoas e empresas no Brasil. Muito...

INSS no Simples Nacional: Qual o Valor e Como é Feito o Cálculo
Para cumprir a legislação brasileira, todas as empresas devem recolher o INSS. É a contribuição, chamada também de INSS Patronal,...
Mural de recursos para o empreendedor
Categorias do Blog
Categorias do Blog
Categorias por atividade
Categorias por atividade
Está abrindo sua empresa?
Está abrindo sua empresa?
Portes de empresa
Portes de empresa
Natureza Jurídica
Natureza Jurídica
Regimes de tributação
Regimes de tributação
Tudo sobre CNAE
Tudo sobre CNAE
Simples Nacional
Simples Nacional
MEI
MEI
Autônomos
Autônomos
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Universo da Contabilidade
Universo da Contabilidade
obrigado!