Preciso cancelar o MEI, e agora?

Neste artigo você vai ver:
- Passo a passo para fechar MEI
- Tem custo de cancelar o MEI?
- Quanto tempo demora para cancelar o MEI?
- Como ter certeza da baixa no MEI?
- O que acontece quando se cancela o MEI?
- Como cancelar o MEI pelo celular?
- Não posso mais ser MEI, e agora?
- Como saber se tenho MEI no meu CPF?
- Como saber se sou MEI ou microempresa?
Há várias razões que levam um empreendedor a precisar cancelar o seu CNPJ. O importante é tomar a decisão consciente e fazer tudo da forma correta para não ter surpresas desnecessárias. Siga neste texto, e você verá que fechar o seu MEI é mais fácil do que parece.
Assim como você fez para abrir, para cancelar o MEI também é possível fazer todo o processo online.
Neste artigo você vai ver:
- Passo a passo para fechar MEI
- Tem custo de cancelar o MEI?
- Quanto tempo demora para cancelar o MEI?
- Como ter certeza da baixa no MEI?
- O que acontece quando se cancela o MEI?
- Como cancelar o MEI pelo celular?
- Não posso mais ser MEI, e agora?
- Como saber se tenho MEI no meu CPF?
- Como saber se sou MEI ou microempresa?
Passo a passo para fechar MEI
- Acesse o site Empresas & Negócios do Governo Federal e clique na opção “Empreendedor”;
- Em seguida, escolha a opção “Já sou MEI”;
- Nesta tela, Serviços para MEI, clique na opção “Baixa de MEI”;
- Na tela Baixa de MEI, selecione “Solicitar Baixa”;
- Informe os dados da conta de acesso ao portal do Governo. Caso não tenha, você pode criar a sua conta gov.br
- Informe o Código de Acesso do Simples Nacional;
- Leia e revise o formulário;
- Preencha a declaração de baixa;
- Emita o CCMEI de baixa. Ele será disponibilizado no final do processo;
- Após o cancelamento, é recomendável quitar débitos pendentes no DAS-MEI e fazer a Declaração Anual do Simples Nacional Situação especial (extinção).
Tem custo de cancelar o MEI?
Não. O encerramento do MEI é gratuito. Não é preciso pagar pelo processo e, como vimos, é bastante simples.
A baixa no registro ocorre mesmo que você tenha impostos atrasados. Mas nossa recomendação, no entanto, é tentar quitar os débitos antes de encerrar o CNPJ. Assim, você evita que a Receita Federal cobre impostos, contribuições e penalidades com juros. E se os valores não forem quitados, o seu CPF pode ser inscrito na dívida ativa da União e ser negativado.
Fique atento e declare a extinção da empresa no portal do Simples Nacional. O atraso também pode gerar multa.

Quanto tempo demora para cancelar o MEI?
Se você estiver com tudo em dia e não acontecer nenhuma complicação durante o processo nos sites do governo, Empresas & Negócios e Simples Nacional, a baixa sai no mesmo dia.
Como ter certeza da baixa no MEI?
Assim como foi para abrir e para dar baixa no MEI, tudo acontece pelo portal do Governo Federal. Acesse Empresas & Negócios e clique na opção “Consulta a CNPJ cancelados”, você digita os dados e recebe a confirmação. Simples, não é mesmo?
O que acontece quando se cancela o MEI?
Depois que você solicita a baixa, o cancelamento é irreversível. Por isso, pense bastante nas implicações dessa decisão. Claro que você poderá abrir novamente um MEI com o seu CPF, mas o CNPJ não será o mesmo. Você terá que refazer todo o processo.
Como vimos, realizar o cancelamento do MEI é uma tarefa bastante simples. Seguindo todos os passos apresentados neste texto, você já consegue fazer o cancelamento da maneira correta. Contudo, é fundamental certificar-se de que todas as dívidas referentes ao DAS estejam quitadas para evitar complicações futuras. Além disso, é preciso ter certeza sobre a decisão de cancelar o MEI, afinal, o CNPJ não poderá mais ser recuperado.

Como cancelar o MEI pelo celular?
Você pode cancelar seu MEI pelo celular, acessando o portal do empreendedor no site Empresas & Negócios, do Governo Federal, assim como já orientamos neste texto. Apesar da existência de um aplicativo oficial MEI, disponível para Android e iOS, ele não oferece a opção de baixa do CNPJ.
As funcionalidades oferecidas pelo app MEI auxiliam o microempreendedor individual (MEI) a:
- Gerar guia de pagamento mensal – emitir DAS;
- Consultar CNPJ e visualizar informações sobre nome, situação, natureza jurídica, endereço, situação e períodos de opção pelo Simples Nacional/SIMEI e situação mensal dos débitos tributários;
- Verificar se há meses onde o recolhimento mensal não foi efetuado;
- Obter informações gerais sobre MEI e SIMEI (conceitos, formalização, obrigações acessórias…).
Como o app não oferece a opção de cancelamento do MEI, talvez seja melhor optar pelas letras mais graúdas do portal, quando acessado pelo computador. Mas, claro, se você só estiver com o celular disponível, acesse o site ou procure pelo endereço no Google. Siga o passo a passo da mesma forma e cancele seu MEI com facilidade.
Como dissemos, há muitas razões para cancelar o MEI e todas elas devem ser bem estudadas e planejadas. Muitas vezes, o cancelamento do MEI se dá por uma mudança de rumo na vida do empreendedor. É o seu caso? Você vai ter sócios ou mudou de atividade?
Não posso mais ser MEI, e agora?
O MEI ficou muito difundido no Brasil em função da facilidade para criação do CNPJ e da baixa carga tributária. Entretanto, esse tipo de empresa não é permitido para todo tipo de atividade, tem um limite de faturamento, em R$ 81 mil ao ano, e não permite sócios. Por esses e por outros motivos, muitos empresários têm dúvidas sobre outros modelos possíveis para seu negócio.
Pensando no empreendedor que não pode ser MEI, a Contabilizei criou um e-book com todas as informações para quem quer empreender e não se enquadrar como microempreendedor individual.
Como saber se tenho MEI no meu CPF?
A consulta por CPF também pode ser feita pelo portal do Governo Federal,. Basta você acessar e emitir o comprovante de MEI, utilizando seu CPF.
Como saber se sou MEI ou microempresa?
Com o número do seu CNPJ em mãos, você pode acessar o serviço de consulta à CNPJ, oferecido pela Receita Federal. Ao pesquisar seu CNPJ, você terá acesso aos dados da empresa, como endereço e atividades cadastradas e também o porte. Esse campo estará preenchido por ME, se sua empresa for microempresa, ou MEI, se for microempreendedor individual.
A pesquisa é aberta e gratuita, disponível a qualquer cidadão – desde que saiba o número CNPJ do empreendimento. Suas dúvidas sobre como cancelar o MEI foram sanadas e, agora, você pensa em abrir um Microempresa? Para essa e qualquer outra ajuda para avançar no seu negócio, sempre é bom contar com o apoio de um contador profissional. Confira os planos e condições customizadas para a sua área de atuação para ter o contador perfeito para a sua necessidade.
Posts Relacionados

Baixa do MEI: Passo a passo de como encerrar sua empresa
A baixa do MEI é feita online diretamente no Portal do Empreendedor. Esse processo pode ser realizado pelo próprio microempreendedor...

Como declarar imposto de renda MEI?
Quando se trata do imposto de renda para MEI (Microempreendedor Individual), as dúvidas já começam na separação entre onde inicia...

Formalizar MEI: Confira o passo a passo
No panorama nacional cada vez mais ganha força o formato de trabalho sem vínculo empregatício com as empresas. Embora alguns...
Mural de recursos para o empreendedor
Categorias do Blog
Categorias do Blog
Categorias por atividade
Categorias por atividade
Está abrindo sua empresa?
Está abrindo sua empresa?
Portes de empresa
Portes de empresa
Natureza Jurídica
Natureza Jurídica
Regimes de tributação
Regimes de tributação
Tudo sobre CNAE
Tudo sobre CNAE
Simples Nacional
Simples Nacional
MEI
MEI
Autônomos
Autônomos
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Universo da Contabilidade
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Charles Gularte
Charles é formado em contabilidade pela FAE Centro Universitário e MBA em Gestão Empresarial, Administração e Negócios. Depois de começar sua carreira como contador, trabalhou por 14 anos em uma empresa de logística como superintendente de negócios e diretor, até chegar à Contabilizei na gestão de atendimento ao cliente, operações contábeis e serviços.