Como criar um nome de empresa: Dicas para cada segmento

Neste artigo você vai ver:
- Como criar um nome de empresa que se destaque?
- Como se diferenciar?
- A importância de escolher o nome certo para seu negócio
- Nomes criativos para diferentes segmentos
- Como definir o nome da sua empresa
- Vale a pena usar um gerador de nomes?
- Dicas para criar um nome de empresa inesquecível
- Criei um nome, o que eu preciso agora?
- Você já tem o nome mas o processo ainda não está concluído
Escolher um nome para a empresa é um dos passos mais importantes para quem está abrindo um negócio. Esse é um fator primordial que deve levar em conta os aspectos que despertam no público-alvo a curiosidade de conhecer a empresa e adquirir o produto ou serviço oferecidos por ela.
No processo de como criar um nome de empresa, o ideal, segundo o Sebrae, é aquele nome que tem apelo entre os consumidores, se diferencia dos concorrentes, é pronunciável e facilmente escrito. Ao mesmo passo que você precisa abrir a sua empresa assim que escolher o nome.
Neste artigo você vai ver:
- Como criar um nome de empresa que se destaque?
- Como se diferenciar?
- A importância de escolher o nome certo para seu negócio
- Nomes criativos para diferentes segmentos
- Como definir o nome da sua empresa
- Vale a pena usar um gerador de nomes?
- Dicas para criar um nome de empresa inesquecível
- Criei um nome, o que eu preciso agora?
- Você já tem o nome mas o processo ainda não está concluído
Confira o passo a passo de como abrir uma empresa aqui.
Como criar um nome de empresa que se destaque?
Essa escolha tem muito a dizer sobre o tipo de negócio, já que é dessa forma que ele será lembrado e conhecido no mercado. Veja alguns passos importantes:
- Primeiramente, você deve ter escolhido bem qual será o segmento da empresa, serviços, produtos oferecidos e público-alvo. Isso vai ajudar na escolha do nome;
- Pense em algo que você tenha afinidade e que ajuste ao seu negócio de alguma forma. Precisa ser algo que seu público vá se identificar;
- Faça um brainstorm para sugerir ideias. Opte por nomes curtos, fácil de pronunciar e memorizar.
Como se diferenciar?
Como criar um nome de empresa é desafiante quando pensamos na diferenciação. Mesmo com 18 milhões de empresas já existentes, existem algumas características do seu negócio que podem estar presentes no nome como forma de se diferenciar.
A Natura é um ótimo case nesse sentido. Quando fundada em 1969, quase todos os seus concorrentes adotavam nomes de origens europeias, principalmente que remetesse à França. Mas a empresa queria construir uma marca que estivesse ligada ao bem-estar, à natureza, às relações humanas e à melhoria da autoestima das pessoas. Mais de 40 anos depois, a Natura é considerada uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil, segundo levantamento da consultoria de marcas BrandAnalytics.
A importância de escolher o nome certo para seu negócio
É preciso analisar de forma estratégica e investir em um nome que esteja de acordo com os seus objetivos, propostas e possíveis novas oportunidades quando estiver pensando em como criar um nome de empresa.
Afinal, cada empresa merece uma identidade única e o seu nome é um dos principais elementos para destacá-lo.

Nomes criativos para diferentes segmentos
A pesquisa é essencial para que você chegue a um gran finale fenomenal de como criar um nome de empresa. Olhe para seus concorrentes diretos e indiretos e como eles se comunicam.
Outra pesquisa importante é em relação ao público que você pretende atingir. Pesquise seus hobbies, como eles se comunicam na internet, quais marcas eles usam, assim você conseguirá ficar bem próximo e falar a “mesma língua” que eles!
Empresas de alimentos
Para uma empresa de alimento, é essencial que o seu nome esteja relacionado com o que a empresa oferece em termos de produtos ou de serviços. Veja exemplos:
- Saborear
- Recanto do sabor
- Palácio Gastronômico
- Bem feitinho
- Sabor caseiro
Marcas de roupas
A moda é um mercado tão significativo que se tornou um dos segmentos mais importantes para a economia nacional. Escolher um nome errado pode significar a diferença entre sucesso ou fracasso, principalmente quando se trata de um segmento tão lúdico e competitivo como marcas de roupa. Separamos algumas ideias:
- Belnat
- Feminare
- Chiquitê
- Acquarela
- Dácqua
Empresas de tecnologia
Um estudo divulgado em 2013 pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), mostrou que o Brasil teve um investimento 15,4% maior em Tecnologia da Informação do que o obtido em 2012, considerando também a área de hardware, chegando a um total de 61,6 bilhões de dólares.
Esse é um setor com grandes atrativos e grandes possibilidades, para saber mais, confira nomes para empresas de tecnologia: Exemplos, dicas, e como criar um para sua empresa.
Como definir o nome da sua empresa
Comece fazendo um estudo de possíveis ideias e converse com o seu público. Veja 3 passos para definir o nome da sua empresa:
1. Pesquisar e definir:
- Qual seu público-alvo?
- Qual seu perfil demográfico? Onde mora? Que idade tem? Sexo, estado civil, escolaridade, profissão etc.
- Qual seu perfil psicológico: Do que gosta? Quais são seus valores? Como se diverte? Quem admira e são seus ídolos? Que causas defende? Quem ele influencia e por quem é influenciado, entre outras perguntas.
- Faça uma lista de seus produtos e serviços.
- Defina claramente seu posicionamento, isto é: que lugar quer ocupar nos corações e mentes desse público?
- Determine seus diferenciais: qual o benefício oferecido para que seu público escolha a sua marca e não a marca de um concorrente, na hora de adquirir seu produto ou serviço?
- Relembre sua missão, visão e valores.
- Pesquise as marcas dos concorrentes no mercado para entender como trabalham o nome.
- Pesquise uma lista de nomes de empresas em geral que parecem adequados e por quê.

2. Sugestões de ideias de nomes
Brainstorming é uma expressão americana que na tradução para o português significa “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”: jogar várias ideias para selecionar a melhor.
A nossa dica é que você marque uma reunião só para essa tarefa, juntando as pessoas mais importantes para sua empresa – podem ser sócios, colaboradores e até mesmo aquele amigo criativo
3. Checklist final
Depois de listar algumas ideias, verifique:
- Está disponível no INPI?
- Nos diferencia dos concorrentes?
- Cria identificação com o público?
- É curto e direto?
- Fácil de lembrar?
- Fácil de entender e pronunciar?
- Tem foco, isto é, não tenta passar “mensagens” demais?
- Não tem dupla interpretação?
- Tem significados estranhos em outros idiomas?
- É original e único?
Vale a pena usar um gerador de nomes?
Isso vai depender muito do segmento da sua empresa. Todos os disponíveis na internet dão sugestões com base em palavras-chave que estejam relacionadas ao seu negócio, por isso, a palavra precisa fazer sentido quando realizar a busca.
As mais conhecidas são: Gerador do Shopify, Business Name Generator da Oberlo, Gerador do Guru PME e Máquina de Nomes.
Dicas para criar um nome de empresa inesquecível
Separamos outras dicas de como criar um nome de empresa, veja:
1. Usar aspectos relacionados ao valor que a empresa oferece
Você pode escolher um nome que tenha a ver com a essência de seus produtos e serviços.
2. Usar características da própria empresa
Outra ideia é fazer referência a aspectos próprios da sua empresa, que lembram sua origem.
3. Escolher palavras diferentes
Nomes mais diferentes também são muito bem-vindos, porque se fixam na mente do consumidor.
4. Usar sobrenomes
Ter uma empresa com o sobrenome da família é uma coisa tradicional em todo o mundo.
5. Misturar palavras
A mistura de palavras pode ser usada junto a alguma das outras técnicas relacionadas ao valor que a empresa oferece, às suas características ou até mesmo fundir nomes e sobrenomes.
Criei um nome, o que eu preciso agora?
Para finalizar em como criar um nome de empresa, agora você precisa confirmar que não existe outra empresa com esse nome. No Brasil o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é o responsável pelo registro oficial, o nome da empresa só se torna válido se for feito por ele, evitando plágios e cópias de marcas.
Algumas marcas podem não estar registradas, mas possuir um domínio próprio com o nome que você deseja. Faça a pesquisa em sites de registro de domínio, como Registro.br e Godaddy.
Você já tem o nome mas o processo ainda não está concluído
Lembre-se sempre de ir devagar e não apressar o processo, você nunca tem como saber quando uma ideia incrível vai surgir na sua mente, mas também não fique esperando, use as dicas que listamos acima para criar seus insights.
Lembre-se que depois de escolher o nome é preciso formalizar o negócio e abrir empresa grátis é com a Contabilizei.
1 comentário
Deixe um comentário
Posts Relacionados

CNPJ inapto: o que é e como resolver
O processo de abertura de uma empresa não é fácil. Na verdade, ele é bem burocrático e abrange vários aspectos...

DECORE: O que é? Quem pode fazer e quanto custa esse documento?
Quem tem a própria empresa não tem um holerite para comprovar quanto recebe por mês, assim como acontece com trabalhadores...

Carnê-leão 2022: Como Preencher? Cálculo, Tabela e DARF
Fala-se muito em Imposto de Renda – da Pessoa Física, da Pessoa Jurídica. São faixas de tarifação, são tipos de...
Mural de recursos para o empreendedor
Categorias do Blog
Categorias do Blog
Categorias por atividade
Categorias por atividade
Está abrindo sua empresa?
Está abrindo sua empresa?
Portes de empresa
Portes de empresa
Natureza Jurídica
Natureza Jurídica
Regimes de tributação
Regimes de tributação
Tudo sobre CNAE
Tudo sobre CNAE
Simples Nacional
Simples Nacional
MEI
MEI
Autônomos
Autônomos
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Universo da Contabilidade
Universo da Contabilidade
Material excelente e esclarecedor, gostei bastante.