Como Fazer um Pós-Venda Eficiente e Fidelizar Clientes?

Você sabe como fidelizar os seus clientes? Depois de fechar um negócio, é importante começar um trabalho para retenção e engajamento. É o atendimento do pós-venda que vai ser o diferencial nesse processo de relacionamento com o seu cliente.
Tendo isso em mente, corretores de seguro conseguem criar as melhores estratégias para serem lembrados por seus segurados sem ser inconveniente.
Veja como estreitar, na prática, o contato com os seus clientes no pós-venda.
O que é o pós-vendas?
Antes de tudo é importante ter bem definido o conceito do pós-venda, que vai muito além de lembrar dos clientes somente quando a meta não foi atingida ou quando precisa vender novamente.
A ideia do pós-venda é manter um contato genuíno e oportuno. Nesse caso, vale uma ligação para ver se está tudo em ordem ou uma pesquisa de satisfação para colher feedbacks. Além disso, você pode explorar outros canais, como e-mails e newsletters com conteúdos relevantes e apropriados para o público-alvo.
O importante é que todo o contato seja útil e respeitoso.
Por que é importante engajar o cliente?
Competitividade é a palavra do momento para as empresas em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Para sair do senso comum, é importante entender e atender os anseios dos clientes. A satisfação só vem com um engajamento por parte do vendedor.
Por isso, é importante um atendimento que compreenda todas as etapas de uma compra, em que não se trata apenas de uma aquisição, mas de uma experiência. A escolha por um item ou serviço pode acontecer por diversos motivos desde uma necessidade urgente até um impulso. Independentemente das necessidades ou forma de atração pela compra, o cliente busca por um atendimento que o surpreenda.
Você concorda que só é possível admirar quem você conhece? Ou seja, você só vai conseguir conquistar a confiança do seu cliente se estabelecer conexões com ele. A primeira delas pode ter acontecido na hora em que ele encontrou ou escolheu o seu produto ou serviço.
Agora, para continuar sendo uma escolha, precisa investir em meios para ser lembrado. O caminho é o relacionamento personalizado. Ou seja, é fundamental estreitar ao máximo o contato para identificar preferências e necessidades.

Como corretores de seguros podem fazer um pós-venda eficiente?
Depois de procurar entender a principal razão do cliente ter adquirido o seu seguro, chegou a hora de investir no pós-venda. O atendimento eficiente depende, basicamente, da prática de escutar. Com isso, consegue criar empatia, assim desenvolver ações para encantar e surpreender. Além disso, facilita a abertura de receptividade para oferta de novos produtos.
Para se orientar melhor e analisar a eficácia das ações, considere alguns indicadores de desempenho, baseie-se em métricas. Elas ajudam a medir as demandas de reclamações ou satisfação, por exemplo.
Nesse momento, a tecnologia pode ser uma boa aliada. Com ela pode recorrer a softwares que auxiliam a construção de uma base de dados de todas as interações feitas com o cliente. Esse histórico vai ajudar com os objetivos de fidelização, também guiar ações futuras e dar agilidade nas tomadas de decisões do dia a dia.
10 estratégias pós-venda que você pode aplicar
- Invista num calendário com datas comemorativas
- Faça parcerias para conseguir descontos
- Crie programas de fidelização
- Tenha uma equipe especializada em vendas
- Sempre cumpra suas promessas
- Ofereça o melhor para o cliente
- Ouça os conselhos e críticas do cliente
- Arranje tempo para seu cliente
- Aumente sua autoridade com redes sociais e conteúdo
- Mantenha-se informado para antecipar imprevistos
Por que se dedicar ao pós-venda?
Segundo o infográfico produzido pela JM Service, 70% da experiência de compra de um cliente é baseada na forma como ele é tratado, desconsiderando produto e preço.
Um exemplo dessa satisfação do pós-venda é a Toyota. Em 2018, a montadora liderou uma pesquisa de satisfação feita pela consultoria J.D Power. O estudo avaliou quase cinco mil consumidores. Alguns dos aspectos levantados foram referentes à qualidade do serviço prestado depois da compra dos veículos, entre eles revisão, retirada e consulta técnica.
De acordo com estudo da empresa Global State of Multichannel Customer Service Report, elaborado pela Microsoft, pelo menos 79% dos consumidores brasileiros já desistiram de fazer negócios com uma empresa por causa de uma má experiência.
Os brasileiros sentem-se mais frustrados quando não conseguem resolver seus problemas ou encontrar informações online para ajudar.
Tem alguma dúvida sobre o potencial e importância do pós-venda?
As pesquisas só revelam o que todos precisam: respeito e dedicação. O atendimento com qualidade no pós-venda procura preservar o contato com o cliente e faz com que ele se sinta valorizado.
Quais são as suas estratégias no pós-venda?
Precisa de mais tempo para o seu negócio? Delegue algumas das suas preocupações aos nossos contadores. Eles são especialistas no mercado de corretores de seguro e darão a você todo o suporte para que sua contabilidade esteja sempre alinhada as boas práticas de mercado.
Posts Relacionados

CNPJ inapto: o que é e como resolver
O processo de abertura de uma empresa não é fácil. Na verdade, ele é bem burocrático e abrange vários aspectos...

DECORE: O que é? Quem pode fazer e quanto custa esse documento?
Quem tem a própria empresa não tem um holerite para comprovar quanto recebe por mês, assim como acontece com trabalhadores...

Carnê-leão 2022: Como Preencher? Cálculo, Tabela e DARF
Fala-se muito em Imposto de Renda – da Pessoa Física, da Pessoa Jurídica. São faixas de tarifação, são tipos de...
Mural de recursos para o empreendedor
Categorias do Blog
Categorias do Blog
Categorias por atividade
Categorias por atividade
Está abrindo sua empresa?
Está abrindo sua empresa?
Portes de empresa
Portes de empresa
Natureza Jurídica
Natureza Jurídica
Regimes de tributação
Regimes de tributação
Tudo sobre CNAE
Tudo sobre CNAE
Simples Nacional
Simples Nacional
MEI
MEI
Autônomos
Autônomos
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Universo da Contabilidade
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Vitor Torres
Vítor é Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país. Vítor lidera a maior inovação da indústria contábil das últimas décadas ao levar a contabilidade de pequenas empresas para o mundo digital. Atualmente, Vítor lidera mais de 400 fanáticos em contabilidade que impactam positivamente a vida de mais de 20.000 empresários no país.