O que é DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e Como Emitir esse Documento?

O que é DARF?
O DARF é uma guia que serve para arrecadar os impostos, contribuições e taxas que estão embutidas nas operações financeiras. Este documento é um dos principais instrumentos de recolhimento de tributos à Receita Federal. Portanto, seu uso é obrigatório no dia a dia de pessoas físicas e empresas.
No DARF são pagos tributos importantes como IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), entre outras cobranças.
Por este motivo, os empreendedores devem ter atenção na hora de emitir e pagar este recolhimento, mantendo assim seu negócio na em dia com a receita.
A presença de um bom contador é fundamental para realizar esse processo corretamente e não ter dores de cabeça mais tarde. Conheça o serviço de Contador Online da Contabilizei
Existem dois tipos de DARF: o Simples e o Comum. Confira abaixo qual a diferença entre os modelos e qual você deve utilizar no pagamento dos impostos da sua empresa:
Qual é a importância da DARF para o investidor?
Ao investir qualquer quantia em dinheiro, seja na Bolsa de Valores ou em outras opções no mercado, seu lucro possivelmente será tributado e você terá de declará-lo no Imposto de Renda.
Investimentos em renda fixa são recolhidos diretamente na fonte, ou seja, o valor líquido do seu lucro recebido já foi retido e direcionado para o Governo.
Apenas 1% sobre o valor dos rendimentos é retida na fonte quando a operação for de curtíssimo prazo (Day Trade) e para posição o percentual é de 0,005% sobre o valor de alienação do ativo e o restante você precisa fazer uma declaração.
É a partir da emissão e do pagamento da DARF que um investidor consegue manter-se dentro da lei e evitar autuações da fiscalização.
A DARF consegue garantir que o investidor mantenha-se dentro da lei e evite autuações da fiscalização.
DARF Simples
Criado em 1997, este modelo era utilizado por empresas que se enquadravam em um regime tributário especial, pagando seus impostos como IRPJ, CSLL, PIS e CONFINS em uma guia única.
Com a instituição do Simples Nacional em 2011, este tipo de cobrança foi substituída pelo DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
DARF Comum
Ao contrário do modelo Simples, este tipo continua em vigor. Esta guia é utilizada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, servindo para recolher tributos como o imposto na alfândega por importação de mercadorias trazidas do exterior, PIS sobre o faturamento da empresa e também no caso de Imposto de Renda pela sua fonte pagadora, entre outros.
Obrigado
Calculadora simples nacional em atraso
Descubra o valor a ser pago
Emitir DARF pessoa física
A impressão do Darf de todas as quotas do imposto pode ser feita no próprio programa gerador da Declaração do IRPF, calculando os valores de juros Selic para o respectivo vencimento. Além disso, para os Darf emitidos após o prazo, também serão calculados os devidos acréscimos legais.
Também é possível Imprimir o Darf utilizando uma das opções abaixo:
- Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF) – Serviço Pagamentos: Consultar Débitos, Emitir DARF e Alterar Quotas. Será exibida a situação de cada quota. Clique no ícone “Impressão” para emitir o Darf do mês desejado;
- Programa para cálculo e emissão do Darf para as quotas do IRPF;
- Preenchimento manual do Darf.
IMPORTANTE:
A segunda quota, quando paga no prazo, será acrescida de 1% de juros. As demais quotas, mesmo quando o pagamento for feito no prazo, serão acrescidas de juros equivalentes à taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), para títulos federais, acumulada mensalmente, do período de 01/07/2020 até o mês anterior ao do pagamento, e acrescido de 1% (um por cento) relativo ao mês do pagamento. Ao utilizar as opções 1 e 2, o Darf será impresso com os devidos encargos calculados automaticamente.

DARF online
O DARF (Documento de Arrecadação de Tributos Federais) é a principal guia para recolhimento de tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.
O modelo de documento nasceu no final dos anos 90 com a finalidade de facilitar o recolhimento de impostos federais, permitindo que o pagamento seja feito através de apenas uma guia, e, ao mesmo tempo, fazendo com que os valores arrecadados sejam transferidos diretamente aos cofres públicos sem intermediários.
De lá pra cá, o DARF continua sendo amplamente utilizado tanto por pessoas físicas (principalmente no pagamento de quotas do imposto de Renda) quanto jurídicas no recolhimento de impostos devidos a Receita Federal Brasileira (RFB).
Quando tratamos de DARF online, estamos na verdade nos referindo ao procedimento para emitir o documento através da internet.
Opção que une comodidade e também segurança. Em suma, parte dos campos serão preenchidos automaticamente pelo programa disponibilizado pela receita, diminuindo o espaço para erros.
Como preencher a DARF?
Para emitir o documento, é preciso ter em mãos alguns dados para preencher corretamente a guia. Entre eles estão:
Nome e CPF do pagador, para pessoa física;
Número do CNPJ e razão social, para pessoa jurídica;
Competência do Imposto (mês relativo à apuração vida ao imposto);
Código de pagamento (disponibilizado pela RF neste endereço);
Número de referência (dependendo da operação do tributo);
Data de vencimento;
Valor da cobrança;
Multa e juros, caso aplicados;
Valor total, calculado automaticamente (incluindo as multas e juros, quando ocorrerem).
As informações pedidas na hora do preenchimento variam entre os modelos de DARF. Outras informações obrigatórias estão no modelo de DARF que a Receita Federal disponibiliza em seu site.

Como emitir DARF?
Fazer a emissão do DARF é mais simples do que parece. A própria Receita Federal oferece algumas ferramentas para facilitar este processo:
Sicalc
O caminho mais utilizado para emitir esse documento é através do software específico criado pela RF. Neste método, deve-se baixar e instalar o programa no computador ou notebook para emitir as guias e realizar outras operações relacionadas ao DARF. Um dos benefícios de se utilizar o sistema é que, a cada primeiro dia útil do mês, ele é atualizado para acompanhar o índice da taxa Selic, calculando precisamente o imposto cobrado.
Conheça a Contabilizei!
Sicalcweb
a Receita também disponibiliza uma plataforma online para calcular e imprimir o documento. Neste caso, você pode acessar o site e preencher os campos de identificação, como estado, cidade, código da receita, entre outros. Ao utilizar esse caminho, deve-se pagar a guia em um banco credenciado.
No pagamento ao banco, é possível utilizar as diversas modalidades de atendimento oferecidas – dependendo da instituição – como terminal de autoatendimento, internet, débito em conta (podendo ser somente no caso de parcelamento de dívidas), gerenciador financeiro e até através de aplicativos. Tudo isso até mesmo sem o código de barras do DARF.
O que fazer quando o DARF está atrasado?
Mesmo quando há atraso no pagamento é possível regularizar a situação da empresa de maneira prática e fácil. Neste caso, é preciso emitir uma nova guia do DARF no site (Sicalcweb) ou pelo programa da Receita Federal (Sicalc).
Porém, lembre-se que esta cobrança terá juros e multa somados no valor total – 0,33% de multa ao dia, limitado a 20% e selic acumulada para juros!
Atenção com prazos para pagar os tributos, afinal de contas você não quer gastos desnecessários no seu negócio, não é mesmo?
E quando algum dado foi preenchido errado no DARF?
Quando, por algum motivo, a guia foi emitida com alguma informação errada, é possível fazer a correção através do Redarf, tudo online, no site do e-cac.
Não esquente a cabeça com os DARFs da sua empresa!
Preencher todos os DARF referentes aos impostos e entregá-los na data correta pode ser um desafio para o empreendedor. Para evitar erros ou acabar pagando juros e multas – que irão impactar negativamente o financeiro da sua empresa – conte com um serviço de contabilidade seguro e moderno para fazer os processos do seu empreendimento. Assim, além de manter seu negócio funcionando de acordo com a lei, você terá mais tempo e recursos para cuidar da sua gestão.
A Contabilizei te ajuda em todos os processos necessários para o seu negócio. Conheça mais!
Obrigado
Assine nossa newsletter e
receba conteúdos exclusivos
Posts Relacionados

CNPJ inapto: o que é e como resolver
O processo de abertura de uma empresa não é fácil. Na verdade, ele é bem burocrático e abrange vários aspectos...

DECORE: O que é? Quem pode fazer e quanto custa esse documento?
Quem tem a própria empresa não tem um holerite para comprovar quanto recebe por mês, assim como acontece com trabalhadores...

Carnê-leão 2022: Como Preencher? Cálculo, Tabela e DARF
Fala-se muito em Imposto de Renda – da Pessoa Física, da Pessoa Jurídica. São faixas de tarifação, são tipos de...
Mural de recursos para o empreendedor
Categorias do Blog
Categorias do Blog
Categorias por atividade
Categorias por atividade
Está abrindo sua empresa?
Está abrindo sua empresa?
Portes de empresa
Portes de empresa
Natureza Jurídica
Natureza Jurídica
Regimes de tributação
Regimes de tributação
Tudo sobre CNAE
Tudo sobre CNAE
Simples Nacional
Simples Nacional
MEI
MEI
Autônomos
Autônomos
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Universo da Contabilidade
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Vitor Torres
Vítor é Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país. Vítor lidera a maior inovação da indústria contábil das últimas décadas ao levar a contabilidade de pequenas empresas para o mundo digital. Atualmente, Vítor lidera mais de 400 fanáticos em contabilidade que impactam positivamente a vida de mais de 20.000 empresários no país.