Site para advogado: qual a importância e como criar?

O site para advogado é uma ferramenta que ajuda na divulgação do trabalho desse profissional na web, gerando credibilidade e contribuindo para atrair novos clientes.
O site para advogado é uma importante ferramenta de divulgação do trabalho desse profissional. Um dos motivos que respaldam essa afirmação é que, praticamente, todas as compras e contratações de serviço que uma pessoa precisa fazer começam com uma pesquisa na internet.
Um levantamento divulgado no portal Yahoo! apontou que o Brasil é o segundo país do mundo que mais faz buscas no Google, com 92,58% da população usando esse mecanismo de pesquisa.
Segundo o mesmo estudo, são mais de 139 milhões de brasileiros que utilizam a internet constantemente para as mais variadas atividades.
O que queremos dizer com esses números é que estar presente na web é uma maneira de ir ao encontro de potenciais clientes, pessoas que estão, diariamente, à procura de serviços advocatícios como os seus para ajudá-las a solucionar variados problemas.
Ou seja, essa é mais uma maneira de captar clientes, indo além da indicação feita por quem já usufruiu do seu atendimento.
Mas como fazer um site para advogado que chame a atenção do público? O que o Código de Ética da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, fala sobre essa prática?
Continue a leitura deste artigo e confira todas as respostas e orientações sobre esse tema.
Qual a importância de um site para advogado?
Uma das razões pelas quais é bem importante criar um site para advogado é para conseguir marcar presença na internet.
Assim como dissemos logo no início deste artigo, quando uma pessoa precisa comprar algo, ou contratar um serviço, a primeira atitude que ela costuma ter é fazer uma pesquisa nas plataformas de busca, sendo o Google a mais comumente utilizada.
Ter um site bem elaborado, com estrutura pensada para que os motores de busca dessas páginas o encontre, eleva as chances de ele ser indicado para o público interessado.
Mas além da questão do alcance de potenciais clientes, é preciso destacar que ter um site para advogados atribui muito mais profissionalismo.
Esse princípio é similar ao obtido quando se entende a importância de ter um CNPJ para advogados.
É certo que esse profissional pode trabalhar de forma autônoma, porém, ter um negócio formalizado ajuda a diminuir os custos com pagamento de impostos, e a tendência é que seus serviços sejam vistos com muito mais credibilidade pelos contratantes.
Indo mais à frente, ter o próprio CNPJ pode ser um caminho para atender não só pessoas físicas, mas também pessoas jurídicas, considerando que as companhias, de modo geral, solicitam empresa aberta e emissão de nota fiscal para contratar prestadores de serviço.
Ou seja, ter um CNPJ e criar um site para advogados também são formas de conquistar mais clientes.

O que diz o Código de Ética da OAB sobre os sites para advogados?
O Código de Ética da OAB não faz nenhuma menção contrária à criação e/ou divulgação de um site para advogados. Isso quer dizer que é possível utilizar esse recurso sem ferir as determinações do conselho.
No entanto, no que se refere à publicidade permitida a esses profissionais, é preciso se atentar a algumas indicações previstas no capítulo IV do código que podem refletir na montagem do site, por exemplo:
“Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou
coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa,
vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.
Art. 29. O anúncio deve mencionar o nome completo do advogado e o número da inscrição na OAB, podendo fazer referência a títulos ou qualificações profissionais, especialização técnico-científica e associações culturais e científicas, endereços, horário do expediente e meios de comunicação, vedadas a sua veiculação pelo rádio e televisão e a denominação de fantasia.
Art. 31. O anúncio não deve conter fotografias, ilustrações, cores, figuras, desenhos, logotipos, marcas ou símbolos incompatíveis com a sobriedade da advocacia, sendo
proibido o uso dos símbolos oficiais e dos que sejam utilizados pela Ordem dos Advogados do Brasil.
Art. 33. O advogado deve abster-se de:
I – responder com habitualidade consulta sobre matéria jurídica, nos meios de
comunicação social, com intuito de promover-se profissionalmente;
II – debater, em qualquer veículo de divulgação, causa sob seu patrocínio ou patrocínio
de colega;
III – abordar tema de modo a comprometer a dignidade da profissão e da instituição que
o congrega;
IV – divulgar ou deixar que seja divulgada a lista de clientes e demandas;
V – insinuar-se para reportagens e declarações públicas”.
Como criar um site para advogado? 7 passos
Para criar um site para advogado, é sugerido que você siga estes sete passos:
- Escolha o nome do seu site e providencie o registro
- Pense na estrutura do seu site
- Defina a forma como ele será montado
- Contrate um serviço de hospedagem
- Inicie sua produção de conteúdos
- Coloque o seu site no ar
- Comece a divulgação
1. Escolha o nome do seu site e providencie o registro
A escolha do nome do seu site refletirá no endereço que ele receberá. Vamos imaginar um profissional que atua sozinho, por exemplo, Dr João, advogado trabalhista. Nesse caso, o endereço web pode ser algo como “www.drjoaoadvogadotrabalhista.com.br”.
Se for uma sociedade de advogados, o princípio é o mesmo, como neste exemplo: Sociedade Advocatícia Civil, endereço web “www.sociedadeadvocaticiacivil.com.br”.
Feita a escolha é preciso verificar se o nome já não está sendo utilizado por outro profissional e, caso não esteja, providenciar o seu registro. Essas duas etapas podem ser feitas no site do Registro.br.
O tempo de validade do domínio pode variar de 12 meses a 10 anos, e o custo depende do período contratado. Lembrando que, se esse prazo expirar e não for renovado, você perde o seu endereço web, o qual pode passar a ser usado por outra pessoa.
2. Pense na estrutura do seu site
A estrutura de um site é, basicamente, a definição das páginas que ele terá, seu layout, cores e imagens que serão utilizadas.
De modo geral, é interessante que ele tenha:
- página inicial ou home;
- quem somos, ou sobre;
- serviços oferecidos;
- blog;
- contato, ou fale conosco.

3. Defina a forma como ele será montado
Há, ao menos, duas formas de montar um site, que são:
- por conta própria;
- contratando um profissional.
Por conta própria, o advogado que tem conhecimento em montagem de sites (programação, CMS, configuração DNS etc) pode começar do zero e criar um de acordo com as suas necessidades.
Para aqueles que não têm essa habilidade, mas, mesmo assim, querem montar o site sem contratar terceiros, é possível utilizar plataformas com modelos prontos que exigem apenas alguns ajustes no layout, como o WordPress e o Wix.
Por fim, pode ser mais prático contratar um especialista na criação de sites. Dessa forma, basta passar o direcionamento do que espera que seja inserido, cores e outras definições, e aguardar a entrega do serviço.
4. Contrate um serviço de hospedagem
O serviço de hospedagem depende da escolha anterior. Geralmente, quando se usa uma plataforma pronta, como o WordPress, isso não é preciso. Já para sites personalizados, como os criados por profissionais, essa contratação se faz necessária.
Nesse último caso é preciso verificar, além do valor cobrado pela hospedagem, pontos como:
- espaço de armazenamento oferecido;
- quantos e-mails personalizados podem ser criados;
- se há certificado de segurança (SSL).
5. Inicie sua produção de conteúdos
E lembra que na parte da estrutura falamos que é interessante ter um blog? É por meio dele que você oferecerá os conteúdos criados, sendo que isso também ajuda bastante para que o seu site seja encontrado e sugerido pelas plataformas de pesquisa, como o Google.
Na hora de iniciar a sua produção de conteúdo, pense em temas que são relevantes para o seu público-alvo e que respondam às suas principais dúvidas de forma esclarecedora.
6. Coloque o seu site no ar
Com as etapas anteriores concluídas, você já pode colocar o seu site no ar. Se tiver contratado um profissional de criação, todos os trâmites necessários para isso tendem a ser feitos por ele.
Mas se criou o site por conta, geralmente as plataformas prontas têm a opção de publicação, bastando adicioná-la.
7. Comece a divulgação
Para ajudar o seu site a se tornar conhecido, você pode promover a divulgação. Redes sociais como o LinkedIn podem ser uma boa opção para isso.
No Google, as opções “Google Meu Negócio” (gratuito), e “Google Ads” (pago) também podem ajudar a tornar o seu endereço web e os seus serviços mais conhecidos.
Anteriormente falamos que ter um CNPJ é outra maneira de gerar mais credibilidade, profissionalismo e até de conquistar novos clientes. Se achou essa sugestão interessante, saiba que a Contabilizei pode ajudar você a abrir empresa de advocacia.
Com o suporte de um contador online todo o processo é realizado via internet, sem que você precise sair da sua casa ou do seu escritório.
Acesse agora mesmo o site da Contabilizei, confira serviços, planos e aproveite para conversar com um especialista!
Posts Relacionados

Como captar clientes na advocacia?
A estruturação da carreira passa por etapas que geralmente trazem insegurança aos profissionais – e uma delas é o momento...

Modelo de contrato de honorários: saiba como elaborar um
O contrato de honorários advocatícios é um documento que formaliza a contratação do serviço de um advogado. Nesse documento devem...

Advogado recém formado: Onde trabalhar? O que fazer para ganhar dinheiro?
Um advogado recém-formado pode trabalhar como CLT em uma empresa privada, prestar concurso público, atuar como autônomo, ou abrir o...
Mural de recursos para o empreendedor
Categorias do Blog
Categorias do Blog
Categorias por atividade
Categorias por atividade
Está abrindo sua empresa?
Está abrindo sua empresa?
Portes de empresa
Portes de empresa
Natureza Jurídica
Natureza Jurídica
Regimes de tributação
Regimes de tributação
Tudo sobre CNAE
Tudo sobre CNAE
Simples Nacional
Simples Nacional
MEI
MEI
Autônomos
Autônomos
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Dúvidas entre ser CLT ou PJ?
Universo da Contabilidade
Universo da Contabilidade
Escrito por:
Vitor Torres
Vítor é Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país. Vítor lidera a maior inovação da indústria contábil das últimas décadas ao levar a contabilidade de pequenas empresas para o mundo digital. Atualmente, Vítor lidera mais de 400 fanáticos em contabilidade que impactam positivamente a vida de mais de 20.000 empresários no país.