Quem paga o Simples Nacional tem que pagar INSS?

Nicoli Meira | Analista Contábil |
CRC: PR-075469/O-0 | Atualizado: 28/06/22

Sim, todos os empreendedores optantes pelo Simples Nacional pagam INSS, dentro da Guia única – DAS. Neste contexto estão enquadrados os MEI (Microempreendedores Individuais), ME (Microempresa) e EPP (Empresas de Pequeno Porte).

Como funciona o INSS para empresas do Simples Nacional?

Os optantes do Simples Nacional possuem a vantagem da cobrança simplificada de diversos impostos, feitos por uma guia única mensal – Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Através do DAS, são recolhidos tributos como:

    1. Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
    2. Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
    3. Programa de Integração Social (PIS);
    4. Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins); 
    5. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
    6. Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
    7. Imposto sobre Serviços (ISS);
    8. Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).

De modo geral, as empresas optantes pelo Simples Nacional, recolhem o INSS por meio da DAS. A exceção é para as empresas cujas atividades se enquadrem no anexo IV do Simples Nacional, que cadastraram CNAES (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) para o fornecimento de serviços de limpeza, vigilância, obras e construção de imóveis, por exemplo. 

Essas deverão recolher como as empresas de outros regimes tributários e aplicar 20% de INSS patronal sobre a folha de pagamento. Nesses casos, o percentual da CPP não estará incluído na alíquota do Simples Nacional. O pagamento deve ser feito por meio da Guia da Previdência Social (GPS).

Qual o valor do INSS no Simples Nacional?

O valor do INSS pago por meio da DAS depende da atividade da sua empresa e da sua receita bruta anual. Para cada atividade principal, há uma alíquota diferente a ser paga. Para saber a alíquota efetiva a aplicar, você precisa descobrir em qual Anexo do Simples Nacional a sua empresa está enquadrada. Após basta multiplicar a alíquota pelo valor do faturamento mensal. Nas tabelas, você verifica o percentual que corresponde ao INSS. 

Empreendedor que paga o INSS no Simples Nacional tem direito à aposentadoria?

Sim, da mesma forma que um profissional com carteira assinada ou de um profissional autônomo, você que trabalha como pessoa jurídica, independentemente do regime tributário da sua empresa,  também tem direito à aposentadoria. 

Para saber mais…

Simples Nacional: O Que é? Guia completo, faturamento, DAS e tabela 2022

INSS no Simples Nacional: Qual o Valor e Como é Feito o Cálculo

Cálculo RPA 2022 – Prestação de Serviços Autônomos: Passo a Passo de como calcular

 

Esta resposta foi útil para você?

Da abertura à gestão do CNPJ, conte com a Contabilizei.

Abra sua empresa
Contabilizei

A Contabilizei abre a sua empresa com o menor custo

Toda a burocracia fica aqui, enquanto você economiza tempo e sua empresa fica 100% regularizada com o mínimo de impostos.

CONHECER A CONTABILIZEI